Áreas de Intervenção

A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha foi constituída através da publicação dos seus estatutos em Diário da República a dia 27 de junho de 1928.

Inicialmente a SCMCR teve como missão dar resposta à comunidade caldense que passava por um momento difícil, um batalhão de pedintes invadiram a cidade e era urgente o desaparecimento desta miséria nas ruas. No ano de 1927 um grupo de pessoas recomeça o serviço de apoio à comunidade, por imposição desses tempos.

A SCMCR nasceu como uma instituição de assistência que inicialmente funcionou nas instalações do Lactário Cresce (actual Jardim de Infância) com a denominação de Misericórdia das Caldas. Este edifício albergava pessoas idosas e inválidas de ambos os sexos, tendo dado origem à resposta social actualmente existente de Lar de Idosos.

Em 1938, foi cedido um terreno pelo Estado, com a ajuda do Município, onde se iniciou a construção do actual edifício sede da Santa Casa da Misericórdia, situado no largo da Rainha. Em 1941, foi feita a inauguração da SCMCR, onde se instalou uma salda de refeições que tinha como finalidade fornecer diariamente, as principais refeições aos pobres.

Em 1942, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, foram convidados a prestar auxílio e a fazerem parte do quadro de pessoal da instituição. Nesse mesmo ano, o Lar de Infância e Juventude, anteriormente designado por Internato Feminino, iniciou a sua atividade ao receber crianças órfãs, ou entregues pela família para receberem educações e cuidados. Foi assim delegado à SCMCR a responsabilidade de assegurar o desenvolvimento dessas crianças.

Posteriormente, surgem o Jardim de Infância em 1953, o Serviço de Apoio ao Domicilio em 1991, o Centro de Acolhimento Temporário em 1998, a Casa de Repouso – apartamentos assistidos no ano de 1999 e, por fim em 2013, a SCMCR criou o Centro de Recursos Comunitário, como a finalidade de criar uma resposta social dirigida à comunidade, que integrasse os projetos e atividades que se fossem desenvolvendo neste âmbito, tais como os que funcionam atualmente: a Cantina Social e o projeto Ponto de Ajuda – CLDS 3G.

Desde 2013, toda a instituição tem estado envolvida na Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, através da ISO9001:2008, o que tem permitido uma nova organização da SCMCR e adoção de políticas estratégicas que visam a melhoria continua.