As Respostas de Apoio aos Seniores têm como objetivo o respeito e a promoção da dignidade de cada utente/cliente tendo em conta a sua individualidade como sujeito de direitos, vivendo uma fase da vida muito relevante no percurso da sua realização como pessoa.
O sucesso dessa intervenção depende de uma cultura de pensamento de uma acção a nível institucional e pessoal, traduzida da concessão e concretização de boas práticas. Existe uma preocupação constante pelo respeito, promoção e defesa dos direito humanos dos residentes, base fundamental do seu bem-estar e qualidade de vida.
As nossas acções são refletidas e avaliadas, em ambiente de verdade, transparência e confiança; sempre orientadas para a preocupação dos direitos humanos da pessoa idosa, e também pelo consequente realização pessoal e profissional de todos os dirigentes e colaboradores.
O progressivo envelhecimento demográfico vem correspondendo uma longevidade crescente, que representa numa conquista importante da humanidade devido ao progresso socio-económico e ao avanço da ciência e da técnica que vem criando condições de vida favoráveis ao aumento da esperança média de vida.
Contudo, à maior longevidade alcançada nem sempre corresponde o nível de bem-estar e um grau de autonomia que possibilite aos mais velhos a satisfação das suas necessidades fundamentais, sem apoio significativo. Torna-se importante implementar o conceito do envelhecimento ativo e saudável, como fator de autonomia e de capacidade da pessoa idosa e de bastar a si própria, ainda que com recurso a pequenas ajudas. Atualmente a SCMCR tem três respostas de apoio aos Seniores.
ERPI Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
Com acordo de cooperação com o instituto da Segurança Social para 67 utentes/clientes. Destinado a pessoas com mais de 65 anos. Este serviço funciona 24 horas por dia durante todo o ano.
Objetivos:
- Melhorar a qualidade de vida dos clientes e suas famílias;
- Promover a autonomia, prevenindo situações de dependência;
- Prestar serviços de necessidades básicas e atividades de vida diária, bem como cuidados de saúde;
- Fomentar a interação social entre os clientes e intergeracional.
SAD Serviço de Apoio ao Domicílio
Com acordo de cooperação com o Instituto de Segurança Social para 56 utentes/clientes. Assegura a satisfação das necessidades básicas da vida diária do utente/cliente no seu domicílio. Personalização de serviços individualizados e personalizados no domicílio das Pessoas que, por motivos de saúde ou incapacidade, não possam assegurar temporariamente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária, evitando, deste modo, a sua institucionalização.
Objetivos:
- Assegurar as atividades de vida diária, bem como a alimentação, a higiene pessoal; o tratamento de roupas e condições de acessibilidades;
- Prestar serviços no âmbito dos cuidados de saúde, bem como de obrigações sociais;
- Proporcionar bem-estar físico e emocional.
Este serviço funciona, durante todo o ano, com o seguinte horário:
De 2ª a 6ª feira das 8:30h às 16:30h;
Sábados das 10:30 às 14:00h.
CR Casa de Repouso – Apartamentos Assistidos
Esta estrutura é composta por 18 apartamentos para venda, onde os residentes podem usufruir de todos os serviços. Este serviço funciona 24 h por dia durante todo o ano.
Cada apartamento da Casa de Repouso permite aos nossos clientes a possibilidade de estarem “na sua própria casa”, decorando ao gosto de cada proprietário, e respeitando o espaço e as rotinas individuais. Garante igualmente uma assistência personalizada 24 horas por dia, serviço de refeitório, participação em todas as actividades da Instituição bem como serviços de telecomunicações individualizados.